segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Leitoa Desossada Recheada

A primeira dica é preferir uma leitoa, ao invés de um leitão, na hora da compra. A carne da fêmea tem um aroma mais saboroso.


Na hora da desossa, no começo, quem não tem prática é preciso ter paciência.Leva cerca de 40 minutos para tirar todos os ossos da leitoa. É preciso ter cuidado, passar a faca, de preferência bem afiada, perto dos ossos, para aproveitar o máximo de carne possível. A pele da barriga tem que ser retirada, pois é gordura. Quanto mais raspar, mais vai aproveitar a leitoa.

Depois da desossa, é preciso costurar as partes para rechear. É importante dar pequenos pontos, começar pelo pé facilita. A costura com o barbante vai até o meio da leitoa e antes de rechear é preciso temperar a carne. A sugestão para o tempero é azeite, sal e limão. Já o recheio fica a gosto de quem está fazendo.Faça um picadinho ou moa mais grosso no açougue pode ser moído em disco grosso  pernil, calabresa, bacon, alho, pimenta, sal, hortelã . O ideal é colocar tudo em um recipiente grande e misturar com um pouco de limão. Para rechear a leitoa, comece pela cabeça. Depois que a leitoa está recheada, é preciso amarrá-la. Três horas depois, é dado o último pontinho. Com a leitoa pronta é necessário dar um banho de azeite e sal antes de colocar no forno. A temperatura tem que estar em torno dos 120 graus,Cubra com papel alumínio e deixe por 5 horas . Para saber se a leitoa está bem assada, basta um palitinho de churrsaco,finca atrvessando a leitoa se não soltar água é que está cozida .Então tire o papel para dourar.

Depois desse tempo todo, chega a hora de levar a leitoa à mesa. Abacaxi, arroz, farofa e pururuca são os complementos ideias. Na hora de cortar, a dica é usar uma faca elétrica, mas qualquer outra com uma boa serra funciona.

Copiei do Globo Rural,ficou muito boa.Vejam o Antes e depois.




Um comentário:

  1. Hummmm, essa "Leitoa" deve estar uma delicia!!!!!
    Acho que vou ai experimentar. rsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir